Budapeste I

img_2143

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer Budapeste, a capital da Hungria, conhecida como “A Pérola do Danúbio”. De facto, a expressão faz jus à beleza da cidade, dividida pelo rio; curioso é que uma margem se chama Buda e a outra Peste… Se foi impressão minha, ou não… o certo é que senti Buda mais calma e Peste mais agitada!

Em Buda visitámos o Castelo, património mundial da Humanidade. Conseguimos identificar no edifício, os vários estilos arquitectónicos: Idade Média, Barroco, Neo Barroco e Arquitectura Moderna. Dali se avistam a Ponte das Correntes, que se torna ainda mais memorável quando as luzes se acendem, o Parlamento, imponente, e o rio, mágico!

img_2021

Ainda em Buda, visitámos as Termas Gellért, abertas ao público desde 1918. Para quem não sabe, Budapeste tem o maior sistema de água termal do mundo! As Termas Gellért maravilham-nos com o seu estilo Art Nouveau. Cada detalhe é precioso. Quanto à temperatura da água, bem, que tal 36º? Ou 40º… se nos sentirmos corajosos! O resultado é o total relaxamento do corpo, uma sensação de bem estar que (quase) nos derrete.

img_2065

img_2064

Em Peste, visitámos as Termas Széchenyi, abertas ao público desde 1913. Estas termas são famosas por serem ao ar livre. Aqui, variedade é a palavra de ordem; há saunas, banhos turcos, salas de massagem, duches com cromoterapia (azul é água fria, vermelho é água quente, verde é água fria, mas em jeito mais intenso, basta pensarmos no mar de Inverno, no eucalipto, ou no mentol ) e claro, piscinas.

img_1946

“Capital do Spa”… sem dúvida, um título merecido!

3 pensamentos sobre “Budapeste I

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s