Recentemente, tive a oportunidade de conhecer Budapeste, a capital da Hungria, conhecida como “A Pérola do Danúbio”. De facto, a expressão faz jus à beleza da cidade, dividida pelo rio; curioso é que uma margem se chama Buda e a outra Peste… Se foi impressão minha, ou não… o certo é que senti Buda mais calma e Peste mais agitada!
Em Buda visitámos o Castelo, património mundial da Humanidade. Conseguimos identificar no edifício, os vários estilos arquitectónicos: Idade Média, Barroco, Neo Barroco e Arquitectura Moderna. Dali se avistam a Ponte das Correntes, que se torna ainda mais memorável quando as luzes se acendem, o Parlamento, imponente, e o rio, mágico!
Ainda em Buda, visitámos as Termas Gellért, abertas ao público desde 1918. Para quem não sabe, Budapeste tem o maior sistema de água termal do mundo! As Termas Gellért maravilham-nos com o seu estilo Art Nouveau. Cada detalhe é precioso. Quanto à temperatura da água, bem, que tal 36º? Ou 40º… se nos sentirmos corajosos! O resultado é o total relaxamento do corpo, uma sensação de bem estar que (quase) nos derrete.
Em Peste, visitámos as Termas Széchenyi, abertas ao público desde 1913. Estas termas são famosas por serem ao ar livre. Aqui, variedade é a palavra de ordem; há saunas, banhos turcos, salas de massagem, duches com cromoterapia (azul é água fria, vermelho é água quente, verde é água fria, mas em jeito mais intenso, basta pensarmos no mar de Inverno, no eucalipto, ou no mentol ) e claro, piscinas.
“Capital do Spa”… sem dúvida, um título merecido!
Adorei o artigo 👏 Serei concerteza uma seguidora do teu blog, muito culta e criativa 👌
GostarLiked by 1 person
Excelente review que dá vontade de conhecer esta cidade… obrigado.
GostarLiked by 1 person
Ainda não tive oportunidade de ir a Budapeste, mas depois de ver estas fotos lindíssimas😊 Quero muito conhecer..
GostarLiked by 1 person