Breve História da Maquilhagem

2

Ah! A maquilhagem… A arte de corrigir e realçar os traços do rosto, que nos faz sentir bem com nós próprias e assim, capazes de chegar e encantar! Desengane-se quem pensa que maquilhagem é fútil, maquilhagem é expressão de coragem, força, bem estar, sensualidade, alegria!

Se olharmos para trás, vemos como a maquilhagem esteve presente desde os tempos mais antigos, até hoje. Já no Egipto usavam pó, blush, kohl, baton. Estes produtos eram feitos a partir de pétalas de rosa ou papoila, argila, carvão, chumbo, óxido de cobre… e foram levados para a Grécia e o Império Romano, junto com especiarias e seda. Talvez o mito de que a maquilhagem envelhece, tenha surgido por causa desta altura, pela toxicidade de alguns ingredientes que danificavam a pele. Felizmente, a ciência avançou muito e hoje em dia, é seguro dizer que logo que se limpe e hidrate a pele, e desmaquilhe para dormir, a maquilhagem não representa qualquer “perigo”.

cleopatra

Elizabeth Taylor em “Cleópatra” (imagem de Pinterest.com)

Entre os séculos XI e XV, uma pele clara era sinónimo de riqueza e uma pele morena sinónimo de pobreza, pois apenas quem trabalhava os campos tinha pele bronzeada. As mulheres tinham o hábito de beliscar as bochechas, até sangrar, para que estas ficassem coradas (o resto do rosto mantinha-se pálido).

Seguindo a mesma tendência, no século XVI, as mulheres usavam o rosto maquilhado de branco, com as bochechas e os lábios em vermelho. O ícone de beleza era a rainha Elizabeth I da Inglaterra.

elizabethi

Cate Blanchet em “Elizabeth – A Era de Ouro” (imagem de the creationofanneboleyn.wordpress.com)

No século XVIII, a nobreza (não só as mulheres, mas também os homens) usava maquilhagem e complementava o look com perucas. O ícone passou a ser Marie Antoinette, conhecida pelos seus excessos.

marieantoinette

Marie Antoinette (imagem de Smithsonian Magazine)

No século XIX, a maquilhagem era vista com maus olhos, pois apenas as prostitutas e as atrizes se maquilhavam. Por causa disso, as mulheres usavam apenas pó de arroz e blush (também chamado, na altura, de rouge).

No início do século XX, aconteceu a 1ª Grande Guerra (1914-1918). Neste período, porque as mulheres foram fundamentais no esforço de guerra, o feminismo ganhou força. O direito de voto é o melhor exemplo disso. Em tempo de guerra, a vaidade perde terreno, mas as mulheres não se deixaram desanimar e arranjaram soluções criativas, fizeram os seus próprios produtos com graxa e pétalas de flores, embebidas em álcool. Nos anos 20, com os filmes “Noir” (filmes a preto e branco, de ambiente pessimista e fatalista), a maquilhagem ganhou popularidade. Os lábios eram delineados e escuros, o blush aplicava se em quase todo o rosto, os olhos eram definidos com tons escuros também (preto, cinza, castanho e verde) e as sobrancelhas eram finas e desenhadas.

gretagarbo

Greta Garbo (imagem de Pinterest.com)

Nos anos 30, a crise financeira estava instalada e a maquilhagem representava uma forma de fugir à realidade. Assim, imitando as atrizes, as mulheres definiam bem os olhos e escureciam-nos, e colocavam muita máscara nas pestanas. Muitas vezes, as sobrancelhas eram depiladas, para serem depois desenhadas finas e com o arco mais longo.

jeanharlow

Jean Harlow (imagem de Pinterest.com)

Ainda antes da metade do século XX, aconteceu a 2ª Grande Guerra (1939-1945). Durante os anos 40, as mulheres precisavam sentir-se bonitas e como tal, resolveram marcar mais a maquilhagem, definindo ainda mais as sobrancelhas e usando baton vermelho.

ritahayworth

Rita Hayworth em “A Dama de Xangai” (imagem de Ledy News)

Nos anos 50, com o fim da Guerra, glamour era a palavra de ordem.

marilynmonroe

Marilyn Monroe (imagem de Pinterest.com)

Nos anos 60, houve prosperidade financeira e o consumismo atingiu o seu auge. A maquilhagem era arriscada, com a pele e os lábios nus, e os olhos bem definidos, com preto, ou cores intensas como laranja, roxo, ou dourado.

twiggy

Twiggy (imagem de Pinterest.com)

Nos anos 70, também conhecidos como “A Era do Individualismo”, tudo era permitido. A pele bronzeada, num tom dourado, passou a ser um ideal de beleza. Os lábios tinham brilho e pouca côr, e os olhos continuaram bem definidos. O blush era bem marcado, colocado mais perto do nariz, insinuando um “queimado do sol”.

farrahfawcett

Farrah Fawcett (imagem de The Inquisitr)

Nos anos 80, a cultura pop disparou. Nada era demais. Usavam se cores néon, brilho, lantejoulas, leggings, blazers, ombreiras, enfim. A maquilhagem era essencial pois complementava o look. Muita côr, muito blush, muito baton, muita máscara!

davidbowie

David Bowie em “Life on Mars” (imagem de Pinterest.com)

Depois de tanto excesso, nos anos 90, a maquilhagem baixou o tom, ficou mais leve e natural. Embora o termo “Supermodelo” tenha surgido nos anos 80, para mim, nos 90 é que se tornou forte. Basta lembrarmos um grupo de 6 jovens mulheres que se tornaram icónicas no mundo da moda, presença indispensável nos melhores e maiores desfiles. As Big Six, como ficaram conhecidas eram Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington. E quem não se lembra da célebre frase de Linda “Não saímos da cama por menos de 10.000 dólares”?!

claudiaschiffer

Claudia Schiffer (imagem de The Cherry Is On My Cake)

Neste século, a maquilhagem reinventa-se a toda a hora, as tendências mudam a cada estação, misturando algo do passado, às necessidades do agora. Cada uma de nós pode e deve escolher aquilo que melhor se adequa à nossa personalidade e ao nosso estilo.

A palavra-chave é Liberdade.

 

 

 

 

8 pensamentos sobre “Breve História da Maquilhagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s