Todos a bordo!

Neste país à beira-mar plantado que é o nosso, há maravilhas à espera de serem descobertas todos os dias.

O Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu de Sto André são duas delas.

img_3248

Museu Marítimo de Ílhavo

img_3293

Navio Museu de Sto André

O Museu e o Navio (antigo arrastão bacalhoeiro) pretendem preservar e homenagear a memória do trabalho dos pescadores no mar.

Logo na entrada da exposição encontra-se um iate de madeira que podemos explorar. Fora do iate vemos uma recriação dos seus interiores. Podemos ler na descrição que é na popa que comem e dormem os oficiais, e que a câmara é a sala pequena onde se consertam as velas danificadas e se fazem os cálculos de navegação.

img_3199

img_3220

Na sala seguinte podemos ver 10 embarcações típicas que visam mostrar-nos atividades desaparecidas, a apanha do moliço, a extração e o transporte de sal, e as pescas artesanais. De certeza vão achar tanta piada como eu, quando virem os motivos decorativos de algumas das embarcações…

img_3231

img_3227

A sala seguinte é a sala das Conchas e das Algas. Lindas! …e todas as conchas pertenciam a um só colecionador, Pierre Delpeut.

img_3235img_3234

A sala dos Mares reforça a nossa identidade e cultura marítima; destaca o barco como principal objeto de património.

img_3239

A sala de Arte contempla várias obras alusivas ao mar. Esta, de seu nome “Ondina”, foi a que mais mexeu comigo, parece saída de uma história mítica.

img_3244

img_3245

A visita termina com o Aquário de Bacalhaus que tem cerca 3,2m de profundidade e a temperatura da água a 10/12º. É um momento relaxante.

img_3260

O Navio Museu de Sto André está naturalmente separado e distanciado do Museu Marítimo, pois encontra-se atracado na ria. Está no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Não sei se foi por visitá-lo num dia de Inverno, mas o frio fez-me sentir mais perto daquela realidade dos pescadores… O convés alto, amplo e gelado, consegue realmente transportar-nos… mas quando vi a sala das máquinas, pensei: “Titanic!” Quem não se lembra do beijo do Jack (Leonardo di Caprio) e da Rose (Kate Winslet), na sala das máquinas?! Claro, não é uma sala tão grande como a do filme, mas ainda assim.

img_3294img_3295

Reparem na diferença de acomodações, entre tripulação e capitão… coisa pouca!

Seja de onde for, a vista é especial…

img_3309

Portanto, quando quiserem fazer um passeio diferente, aqui está uma sugestão. Deixo-vos a dica de que cada 1º sábado de cada mês (apenas em horário de Inverno, ou seja, de Outubro a Fevereiro), a entrada é gratuita.

Todos a bordo e desfrutem!

img_3301

4 pensamentos sobre “Todos a bordo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s