Há pouco tempo, enquanto passeava com o meu pai, numa livraria, encontrei um livro que falava sobre as 20 peças icónicas da moda. Claro que procurei logo um banco onde me sentar, para poder folhear o livro com cuidado e atenção. Pois bem, a informação ficou de tal forma retida na minha cabeça, que me inspirou a escrever este post, do meu jeito e pelo meu gosto pessoal.
- Os jeans Levi’s
Levi Strauss, alemão, naturalizado americano, abriu junto com o seu cunhado David Stern, em São Francisco, uma loja de tecidos e roupas – decorria o ano de 1853. Em 1872, o costureiro da marca, Jacob Davis, teve a ideia de reforçar as costuras das calças com rebites (os mineiros desgastavam muito as suas calças, no dia-a-dia). O sucesso foi tal, que a patente tornou-se necessidade. O resto, é história. As calças Levi’s eram sinónimo de qualidade e desde os mineiros aos atores/atrizes de Hollywood, todos se renderam. Fator plus da marca: os seus pilares… empatia, originalidade, integridade e coragem!
Anúncio de tv com Brad Pitt (1991)
Anúncio de tv com Ana Cristina de Oliveira (1996)
2. O trench coat ou a gabardine
A gabardine foi inicialmente usada pelos oficiais britânicos e franceses, nas trincheiras, durante a 1ª Grande Guerra, daí o nome, trench. Tanto Burberry, como Aquascutum, dizem ter criado este casaco de chuva… Existe em várias cores, naturalmente, mas a tradicional é khaki (esta palavra refere-se a poeira, ou pó).

Humphrey Bogart em “Casablanca” (imagem de Taylor 4 Less)

Brigitte Bardot (imagem de Pinterest)

Audrey Hepburn em “Breakfast at Tiffany’s” (imagem de El Look de las Celebrities)

Cara Delevigne e Kate Moss para Burberry (imagem de Elle.fr)
3. O fedora da Borsalino
Os chapéus de feltro criados pela Borsalino, cerca de 1857, tornaram-se famosos, imaginem, por serem usados pelos mafiosos italianos! Sim, eles eram conhecidos, além do óbvio, por andarem sempre bem vestidos (ainda hoje se fala em vestir um “fato italiano” quando se faz referência a um homem de estilo). Pois bem, este chapéu derrubou fronteiras e manteve-se intemporal!

Al Capone, ou Scarface, considerado o maior chefe da máfia italo-americana (imagem de The Fedora Lounge)

Johnny Depp em “Inimigos Públicos” (imagem de Repubblica Torino)

Leonardo di Caprio em “A Ilha do Medo” (imagem de Pinterest)
4. As sapatilhas All Star
As All Star, também conhecidas como Chuck Taylor, foram criadas em 1908 e melhoradas em 1917, para satisfazer as necessidades dos jogadores de basquetebol. Personalidades do rock&roll, punk-rock, grunge, como Elvis Presley, Ramones, Kurt Cobain, entre outros, elevaram as sapatilhas ao estrelato. Desde 2003, a Converse All Star pertence à Nike.

Kurt Cobain (imagem de The Odyssey Online)

O modelo que eu tinha nos anos 90… (imagem de Pinterest)
5. Os óculos de sol Persol ou Ray Ban
Os óculos Persol, per il sole, para o sol, foram criados em 1917, para satisfazer as necessidades dos pilotos de avião, que viam os seus olhos danificados pelos raios solares. Os óculos Ray Ban foram criados em 1937, pela mesma razão, para os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos. O nome Ray Ban vem de ray, raio de sol, e ban, de bannish, banir, ou seja, “banir o sol”. Assim nasceu o modelo “aviador”. Fácil de entender que tanto na América, como na Europa, a moda se tenha difundido.

Tom Cruise em “Top Gun” (imagem de Madmoizelle.com)

Sylvester Stallone em “Cobra” (imagem de Likeafilmstar.com)

Johnny Depp em “Delírio em Las Vegas” (imagem de Papo de Homem)
6. As botas Dr Martens
Estas botas, também conhecidas como Doc, foram criadas em 1946. Tornaram-se “célebres” entre 1960-1980, por serem referência nos looks de estilo punk-rock, grunge e skinhead (cabeça rapada, traduzido à letra). Aqui preciso fazer um parêntesis. A maior parte das pessoas associa skinhead a questões políticas/raciais (extrema-direita ou extrema-esquerda), mas só cerca do final de 1970 é que isso se verificou. Inicialmente, skins eram os que faziam parte da classe operária inglesa, nos anos 60, e que eram influenciados pelos rude boys (a Rihanna tem uma música com este nome) jamaicanos (delinquentes juvenis), imigrados. A sua maneira de vestir era peculiar, com suspensórios, botas de segurança (as Doc são conhecidas por terem biqueira de aço), casacos de ganga e bombers. Assim, com tanta história, não há como negar, estas botas vieram para ficar.

Skinheads (imagem de Mad Outta Me Head)

Ewan McGregor em “Trainspotting” (imagem de Blog.thehipstore.co.uk)

Sex Pistols (imagem de Pinterest)

Street Style (imagem de Emaze)

No meu Instagram, as minhas Doc!

No meu Instragram, eu, em Hackney, Londres
7. Os jeans, a roupa interior e os perfumes Calvin Klein
Criada em 1978, a Calvin Klein é uma das marcas mais famosas do mundo. Como estive recentemente em Budapeste, não posso deixar de reparar que Calvin é americano, mas de origem húngara. A marca vende roupa, acessórios e perfumes, mas foram os jeans de qualidade e a roupa interior que a tornaram objeto de desejo… de certeza que se lembram dos anúncios controversos e ousados na década de 90, que serviram de mote para uma nova publicidade, clean e forte. Por causa destes anúncios, a carreira de Kate Moss e Mark Wahlberg, por exemplo, disparou. Abençoado Calvin Klein!

Mark Wahlberg e Kate Moss (imagem de Esquire)

CK One (imagem de Papermag)

Justin Bieber e Lara Stone (imagem de Fashion Gone Rogue)

Eva Mendes (imagem de Fashion Ad Explorer)
8. Os pólos e as malhas Lacoste
O tenista René Lacoste e o empresário André Gillier, criaram a marca Lacoste, em 1933. O apelido de Lacoste era “Le Crocodile“, o crocodilo e por isso o animal foi escolhido para o logotipo da marca. Por causa dos acordos com tenistas e golfistas, a Lacoste ganhou popularidade e tornou-se símbolo de qualidade e requinte, no desporto.

Anúncio vintage (imagem de Pinterest)

Anúncio vintage (imagem de Rolling Stone India)

Editorial (imagem de Classicbrideblog.com)

No meu Instagram, a minha malha Lacoste!
9. O biker jacket
O biker jacket, casaco de motoqueiro, quando apareceu, era usado principalmente, por motoqueiros, pilotos de avião, polícias, punks e góticos. Costumava ser fabricado em pele, com sobras da indústria alimentar, mas nos dias de hoje, é fabricado também com pvc ou poliuretano, por questões económicas e/ou éticas. Este casaco tem uma aparência rude, intimidante, mas por causa disso, é uma afirmação de estilo.

Marlon Brando em “The Wild One” (imagem de The Telegraph)

No meu Instagram, eu, em Lisboa
10. As botas Timberland
Criada em 1952, a Timberland é uma marca de produtos de uso casual, de trabalho e para atividades ao ar livre, que por causa, somente, do seu calçado, conquistou o mundo do hip-hop. O plus é a sua filosofia de responsabilidade socio-ambiental.

Notorious B.I.G. (imagem de Pinterest)

Kanye West (imagem de Angel Companions)

No Instagram de Beyoncé, as Timberland representando o marido, a filha e ela (imagem de Your Next Shoes)

No meu Instagram, eu, em Belo Horizonte, no Brasil

No meu Instagram, as minhas Jeffrey Campbell, visivelmente inspiradas nas Timberland!
Peças com história é outro nível, digam lá! Difícil resistir!
Concordo contigo ! “As 10 peças icônicas da moda ” Sem tirar nem pôr !
GostarLiked by 1 person
Adorei o artigo, Ana.
Tal como em todo o blog, sinto que estou a ter uma conversa contigo: duas amigas a conversar sobre arte, cinema, música…
Todos os teus posts têm um toque muito pessoal.
Parabéns!
GostarLiked by 1 person
Não podia estar mais de acordo, este post está excelente, como todos os outros.. parabéns 😊
GostarLiked by 1 person
Artigo muito bom, sem dúvida alguma, peças com história! E o melhor de tudo é levar-nos à nossa adolescência, no qual me lembro de te ver com quase todas as peças e ficares um máximo, as levi´s por exemplo tinhas tantos modelos e sempre perfeitas.
Deu nostalgia ❤
Parabéns por dares o teu toque tão pessoal, tão teu, adoro 😉
GostarLiked by 1 person
Sim sr! São 10 peças iconicas…. acho que todos nós já tivemos 3-4 itens dessa lista no mínimo! Muito bolo artigo!!!
GostarLiked by 1 person
A fusao dos tempos une estas peças e nesta era conseguimos desfrutar, modernizar de forma vintage, estas peças inspiram stylings singulares.
Abordagem destas peças é muito conveniente, afirmas o que já sei desde que te conheço…tens muito bom gosto!
GostarLiked by 1 person
Fiquei a saber que tenho muitas peças icónicas de moda ☺️😍😘
GostarLiked by 1 person
conheço bem todas as marcas..e agora conheço ainda melhor… sabendo como nasceram e quem as criou 🤗👏👏👏 obrigada por nos ensinares tanto ❤ tou por dentro da moda e do q se usa, mas sou sincera nem sempre sei d onde surgiu ou como…mas sou mt curiosa e fico contente d ler estas coisas tuas maravilhosas 👏👏👏😍😘
GostarLiked by 1 person
esqueci me de dizer q adoro todos esses itens e tenho alguns q adoro usar..adoro misturar estilos hahaha ora nao anda se na moda…. beijo Deusa 😎😍
GostarLiked by 1 person
Muito fixe!
GostarLiked by 1 person